sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Já conhecem o Clone do Cacau?!! Conheçam a história do Alfarroba...



Bom dia!!
Pessoal,
Hoje vou contar um pouco a história de algo melhor que Cacau na minha opinião. Confesso que o Cacau é muito saudável, mas eu quero falar de outra maravilha, é a Alfarroba! Quanto melhor conhecer produtos assim e oferecer a sua família, mesmo que não tenham nenhum problema de alergia ou algo parecido, melhor vai ser no futuro. Eu já conhecia e adorava, mas depois com a minha pequena que tem alergia à proteína de leite, comecei a utilizar mais os produtos e até a fazer receitas para ela.
Então eu apresento a Alfarroba, claro que muitos sabem ou conhecem esse chocolate de mentira (risos), mas vou falar do seu benefício, história e dicas para preparar em casa.
Vamos começar com a história da Alfarroba porque é muito interessante de saber um pouco sobre o que comemos, ou melhor, o que colocamos dentro do nosso corpo. A folha ou vagem vem da região mediterrânea, para os hebreus é uma semente e para os árabe é uma vagem. É utilizado desde da antiguidade, bem antes de cristo, inclusive muitas sementes foram usadas até na preparação das múmias do Antigo Egito. Muitos dizem que foram trazidas pelos gregos, outros dizem que foram pelos romanos porque eles mastigavam muito e adoravam seu sabor adocicado.
Enfim, não importa quem descobriu ou trouxe, mas essa semente é um espessante, 

estabilizante, emulsionante natural e também perfeito para a alimentação. Contém sacarose, frutose, fibra, proteína, um teor alto de cálcio (outro alimento ótimo para a alimentação, não somente o leite e seus derivados é que contém cálcio, mito que criam desde da época da minha bisavó) e ainda contém fósforo. Essa Alfarroba é um diamante, uma jóia, devemos utilizar mais a sua farinha sempre que tenhamos em casa. Ela ainda é ótima para crianças, pois é um antidiarreico, sabiam? Nossos portugueses são os maiores produtores mundiais da Alfarroba.
Essa foi uma descoberta incrível para minha filha alérgica a proteína a Leite, e hoje eu tive a notícia que a alergia dela esta bem alterada e alta, então vai demorar muito para voltar a utilizar leite e soja, então vamos buscar alimentos saudáveis e nutritivos. E junto com meu filho caçula alérgico a proteína e soja também.
Quando você come tem gosto de chocolate, mas a surpresa é que não é chocolate. Apesar da Alfarroba não conter leite, glúten e açúcar, tem um sabor maravilhoso e ainda é super saudável, é ótimo para os alérgicos. Hoje muitas crianças são alérgicas ao leite e ao glúten, ou são diabéticas, e este é um fruto divino e saboroso. Claro que ele não foi tão difundido como o cacau, mas é utilizado a mais de 5.000 anos na região da Ásia.
Alerto que apesar da farinha ou própria leguminosa ser muito nutritiva, é utilizada na forma de chocolate e não apresenta nenhuma diferença do cacau. Como tudo em nossa alimentação tem que ter um equilibro, vai devagar, temos que usar tudo com moderação. A Alfarroba também tem um teor alto de taninos, pode ser divino para o coração e artérias, mas o excesso dificulta absorção de proteínas e os minerais de alguns alimentos.
Dica: Quando esse fruto é torrado e em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, muffins, chocolate quente, trufas, vários doces. Adoro fazer bolo e pudim, que tal a receita?
Bolo de Chocolate Falso sem Leite e Sem Ovos
2 xic. de farinha integral
meia xícara de alfarroba em pó
1 colher de sopa de fermento químico
1 xic e meia de açúcar demerara
meia xic de oleo de girassol
2 xic. água.
Cobertura:
1 xic de leite de coco
meia xíc. de cacau em pó
1 xic de açúcar
meia xic de biomassa.
Modo de preparo do bolo:
Mistura as farinhas. Adicione o açúcar e misture bem. Acrescente o óleo e a água, bata bem, até a massa ficar homogênea. Essa massa fica pouco líquida, é normal, depois de cozinhar, o bolo ficará bem úmido e delicioso. Adicione o fermento e mexa delicadamente. Por último pode untar a forma com óleo de girassol e se quiser pode salpicar com uma colher de sopa de coco ralado. Asse no forno em 180º durante 50 a 60 minutos.
Modo de preparo da cobertura:
Misture bem tudo. Leve para o fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Mais uma dica: prepare a cobertura quando o bolo estiver quase saindo do forno. Jogue no bolo quente. Se quiser pode decorar com lascas de coco.
Dressa Dias
Beijos
@doce_jasmin
@ateliedonamaria








Nenhum comentário:

Postar um comentário