domingo, 8 de novembro de 2015

Minha meditação é fazer pão!

Bom dia,

Meninas,

Desculpa o sumiço mil coisas e ao mesmo tempo. Hoje nesse domingo chuvoso é um dia ótimo para cozinhar. Cozinhar é uma arte e minha missão nessa vida. Tem um degasto todos os dias, mas temos que tomar cuidado, cozinhar as vezes todos os dias, ainda mais 12 horas,não é fácil.

Que eu amo fazer pão! E o negócio é bem demorado no minimo duas horas dedicação. Porém minha terapia, pois desconto minha energia na hora de Bolear o pão e testo minha paciência na hora do descanso. Entro na nuvens quando sai aquele pão quentinho, pois o cheiro é divino.


Vou contar uma breve história do pão, porque é um alimento muito popular e ainda no mundo inteiro.Na história da Alimentação dizem que os pães começaram sua produção há mais 6 mil anos, na Mesopotâmia. Foi no inicio que homem começou desenvolver a agricultura, mas era uma mistura seca, dura e amarga.

O pão criou aspecto igual dias de hoje no Egito 4000 a.C. e na idade média que começou esse pão artesanal, ainda produzidos nas padarias dos Castelos. Iniciou um processo de cortes e formatos lindos.

Chega de Blablabla! Vamos para nossa receita....


Pão 100% integral e grãos

Ingredientes:

1 envelope de fermento biológico seco
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa açúcar mascavo ou açúcar de coco
3 xic de água morna
2 xic de farinha de integral
1/2 xic de farinha de linhaça
2 colheres de sopa de quinoa em grãos
2 colheres de sopa de amaranto em flocos
2 colheres de sopa de chia
2 colheres de sopa de sementes de girassol
4 colheres de sopa de oleo de linhaça

Modo de preparo:

Vamos iniciar a esponja:
No liquidificador bate água morna, fermento, açúcar e sal. Numa vasilha coloque essa mistura e adicione 1/2 de xic de farinha de integral. Deixe abafado e descansar 15 min.

Preparo:
Nessa vasilha coloque tudo, menos farinha de integral misture bem. Depois coloque aos poucos a farinha integral, até ficar uma massa homogênea. Depois de bater a massa e bolear. Volte para vasilha e deixe pelo menos 1/2 xic de farinha integral. Descanse 30 minutos.

Depois descanso pegue a massa e divide em partes e polvilhe com farinha integral faça seu formato, dica coloque numa forma de bolo inglês. Modele tudo e depois polvilhe com os grãos. Deixe descansar 45 min nas formas.

Mais um descanso,  depois disso, então coloque para assar no forno 180 C, durante 30 min ou dourar o pão. 

Dica da chef; Sirva bem quentinho com Ghee e chá Melissa bem quentinho.

by Dressa Dias 
@doce_jasmin




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário