Hoje iremos apresentar nossa Colunista Andressa Cardozo, ela será a Nutri que irá dar dicas e informações nutricionais nosso Blog. Convidamos ela para dar informações sobre esse mês Rosa tão importante para todas nós.
A Andressa atua em hospital e consultório, onde atende pacientes das áreas clínica, esportiva, estética e de educação nutricional. A partir deste mês, será colunista do blog contribuindo com informações quinzenais sobre alimentação saudável descomplicada, com foco no comportamento e em mudanças simples para adoção de hábitos alimentares equilibrados e prazerosos.
Tadinha da Rafa terá que aguentar duas Dressa na vida dela, ainda uma ótima combinação Dressa Nutri e Dressa Chef!!! Agora vamos conhecer pouco da nossa Nutri.
"Olá, meninas!
Meu nome é Andressa Cardozo e sou nutricionista. Como estamos em outubro, mês que utiliza a cor rosa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, fui convidada a falar pra vocês um pouco sobre esse assunto. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é segundo tipo mais comum da doença (atrás apenas do câncer de pele) e o que mais causa mortes em mulheres.
Diversos são os fatores genéticos, hormonais e ambientais que estão relacionados com a doença. Em contra partida, existem FATORES DE PROTEÇÃO contra o seu desenvolvimento como, por exemplo, o ato de AMAMENTAR.
Alguns desses fatores estão relacionados com o nosso estilo de vida, ou seja, podemos modificá-los. PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA e EVITAR O SOBREPESO E A OBESIDADE são bons exemplos destes hábitos.
A ALIMENTAÇÃO, quando equilibrada, também contribui para a proteção contra esse tipo de doença. O consumo frequente e variado de frutas, verduras e legumes fornece nutrientes que podem bloquear ou reverter os estágios da formação do câncer. Lembrando que a melhor opção é consumir estes alimentos em sua forma ORGÂNICA. Esse tipo de produção não utiliza agrotóxicos e outras substâncias que, segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), apresentam forte potencial cancerígeno. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e diminuir a ingestão de alimentos industrializados também fazem parte de hábitos de vida que atuam na PREVENÇÃO de doenças.
É importante lembrar também que o câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais. QUANTO MAIS CEDO A DOENÇA FOR DIAGNOSTICADA, MAIORES SÃO AS CHANCES DE CURA. ALÉM DE CONHECER E ESTAREM ATENTAS AO SEU PRÓPRIO CORPO, MULHERES DE TODAS AS IDADES DEVEM REALIZAR EXAMES DE ROTINA. No site do Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br) você encontra uma cartilha que explica com detalhes os métodos de diagnóstico da doença. E caso você perceba qualquer alteração nas suas mamas, procure um serviço de saúde.
Nutricionista Andressa Cardozo (CRN3: 34 992).
Espero que tenham gostado e agradeço à Dressa e à Rafa pelo convite! Caso haja alguma dúvida, é só entrar em contato comigo pelo email andressacardozo_@hotmail.com ou pelo Instagram (@_andressacardozo)"
beijos,
by Dressa e Rafa
@doce_jasmin
@ateliedonamaria